EMPRESAS NÃO PODEM PRATICAR PREÇO DIFERENCIADO NAS COMPRAS AVISTA COM CARTÃO DE CRÉDITO.

Ao entrar em algumas empresas somos informados, pelo vendedor, que se o pagamento for em dinheiro o valor é menor do que o pagamento em Cartão de Crédito ou cheque. A cobrança de preços diferenciados nas compras à vista por cartão de crédito, dinheiro ou cheque é infelizmente uma prática ainda utilizada por algumas empresas.

cartoo.jpg

Importante informar que a empresa não é obrigada a aceitar cartões ou cheques e para isso deve informar em lugar visível do estabelecimento esse procedimento, porém se aceitar não pode diferenciar essas formas de pagamento à vista.

A prática de cobrança diferenciada contraria à Portaria 118/94, do Ministério da Fazenda, e o Código de Defesa do Consumidor.

O que diz essas legislações:

A Portaria 118/94 determina que “não poderá haver diferença de preços entre transações efetuadas com o uso do cartão de crédito e as que são em cheque ou dinheiro”;

Já o Código de Defesa do consumidor – CDC diz que o ato de realizar a diferença fere o artigo 39, inciso V, por exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. Mesmo as promoções não podem discriminar o usuário de cartão de crédito.

Esta procedimento sujeita o estabelecimento a penalidades previstas no Código de Devesa do Consumidor-CDC, com emissão de infração e multa.

2 Respostas

  1. boa noite , se o comerciante falar para o cliente que pagar no dinheiro ganha um desconto visando que não tem as taxas dos cartão, Existem varios site que dão desconto no boleto e no cartão não.
    Está errado ??

    • Prezado Vitor, segundo Código de Defesa do Consumidor e a portaria de número 118, publicada em 1994, pelo Ministério da Fazenda. não deve haver distinção, face ao exposto considero sim errados os sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: